fbpx
18 de Setembro é o dia dos Símbolos Nacionais

18 de Setembro é o dia dos Símbolos Nacionais

No Dia dos Símbolos Nacionais todo o grupo Penha VIP de Comunicação celebra o amor pela nossa pátria.

O dia 18 de setembro é comemorado o dia dos símbolos nacionais. De acordo com a Lei nº 5.700, de 1 de setembro de 1971.

Mas e ai, você sabe quais são os símbolos nacionais?

Os quatro símbolos nacionais são: a bandeira, as armas nacionais, o hino e o selo. “Esses quatros símbolos representam o Brasil e foram criados para fortalecer o patriotismo. Todos os cidadãos brasileiros devem respeitar os símbolos nacionais”, disse o professor e historiador, Diego Maia.

“Comemorar o dia dos símbolos nacionais é importante para reforçar nossa identidade nacional”, conclui Diego.

Confira abaixo a história e significado dos quatro símbolos nacionais:

Bandeira Nacional


A Bandeira Nacional foi instituída no dia 19 de novembro de 1889, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro, onde o escudo Imperial português dentro do losango amarelo foi substituído por um círculo azul com estrelas na cor branca. A esfera azul de nossa bandeira representa nosso céu estrelado, ao centro com a frase “Ordem e Progresso”. São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. O losango amarelo ao centro representa o ouro e o retângulo verde, representa nossas matas e florestas.

Armas Nacionais


As Armas Nacionais ou Brasão Nacional representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional. No centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição “República Federativa do Brasil”. Em  outra faixa, abaixo, apresenta-se “15 de novembro” (direita) e “de 1889” (esquerda).

Selo Nacional


O Selo Nacional é utilizado para  autenticar documentos oficiais e atos do governo. É usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas. É constituído por uma esfera com as estrelas (semelhante a da bandeira brasileira), apresentando a inscrição República Federativa do Brasil.

Hino Nacional Brasileiro


O Hino Nacional  foi composto por  Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.

Existem várias  regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino, entre elas o respeito à Bandeira Nacional e ao presidente da República. É executado junto com o hasteamento da Bandeira Nacional em determinadas situações, entre elas: solenidades e eventos oficiais do governo, eventos esportivos e culturais e nas escolas.

O que você acha disso?

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe seu comentário aqui. 😉