fbpx
O Centro da Penha é Patrimônio Histórico de São Paulo

O Centro da Penha é Patrimônio Histórico de São Paulo

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP, tornou o Centro da Penha Patrimônio Histórico da cidade, em novembro de 2018.

A historiadora Adriana Lopes explica que após longo processo de análise, o Conpresp considerou que a Igreja do Rosário, a Escola Santos Dumont e a Escola Nossa Senhora da Penha já são patrimônio da cidade e que outros imóveis poderiam engrossar a lista.

O levantamento histórico para estabelecer o perímetro considerado como Centro Histórico da Penha foi a Planta da Cidade de 1897 que revelou a permanência dos caminhos originários do núcleo primitivo da Penha que são os mesmos até hoje, enquanto outros bairros foram completamente descaracterizados ao longo dos anos.

O Centro da Penha foi uma das primeiras ocupações da cidade pelos portugueses e a sua preservação é condição que o distingue na paisagem quando ao longe podemos ver a imponente basílica ou a colina com o Santuário da Penha, datado de 1682, caminho de devotos, bandeirantes, viajantes, tropeiros e importantes membros da Corte Portuguesa.

A Penha possui patrimônios históricos e culturais que fazem parte da continuidade da memória coletiva e do valor afetivo que tem para os moradores do bairro.

Fonte: Adriana Lopes – Historiadora

O que você acha disso?

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe seu comentário aqui. 😉